Campus Santa Teresa recebe presidente do CRBio

O presidente do Conselho Regional de Biologia (CRBio-02), o biólogo Vicente Moreira Conti, apresentou na última quinta-feira (04/12/2014) aos formandos de Licenciatura em Ciências Biológicas no Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) – Campus de Santa Teresa, qual o papel do Conselho para quem está ingressando no mercado de trabalho.

Esse e outros questionamentos foram debatidos e esclarecidos durante a palestra "Os CRBios e a Legislação Profissional do Biólogo."

O encontro aconteceu a partir do convite da professora do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas Mariela Mattos, e durante a palestra os alunos puderam esclarecer as dúvidas sobre as principais legislações que envolvem o trabalho do biólogo. A palestra fez parte das atividades da disciplina de Bioética e Legislação do Profissional Biólogo.

”Acredito esta ter sido uma ótima oportunidade para o aluno do curso ter um primeiro contato com o Conselho de Biologia e assim mitigar quaisquer dúvidas referentes à prática da profissão. Eles aproveitaram bastante o evento, principalmente as discussões sobre as áreas de atuação do profissional e a situação dos biólogos no mercado de trabalho”, afirmou a professora.

Renata Morais Serafim, uma das alunas presentes no evento, destacou que a palestra foi interessante porque esclareceu várias questões às quais ela tinha dúvida — principalmente ligadas ao registro do biólogo no CRBio — além de dar um panorama sobre as atividades relacionadas à profissão.

“Achei excelente esse encontro porque pude perguntar sobre assuntos que eu não tinha muito conhecimento, como por exemplo, a filiação ao conselho. Além disso, achei essa aproximação do CRBio-02 com os alunos uma excelente idéia, porque muita gente não tinha noção do papel do conselho e também das nossas obrigações perante as atividades”.

Ao final da palestra, cerca de 20 alunos puderam fazer perguntas e ficou patente a necessidade do Conselho estar presente e bem próximo dos formandos, uma vez que os questionamentos principais demonstraram a preocupação das perspectivas com o mercado de trabalho, entre outras.

“A própria palestra mostrou que o biólogo tem uma grande variedade de áreas de atuação no mercado de trabalho e que não precisamos ficar restritos a apenas às áreas que tradicionalmente acreditava-se estariam disponíveis ao finalizarmos nossa graduação. Hoje, uma área promissora que vem crescendo bastante é a de Biotecnologia & Produção, que já apresenta 16 áreas de atuação para o biólogo, mas que provavelmente vai crescer muito nos próximos cinco anos.”, concluiu Mariela Mattos.

O presidente Vicente Conti ressaltou a importância de eventos como esse. “Essa é uma das prioridades da atual gestão. Estar mais próximo dos profissionais e daqueles que em breve também ingressarão no mercado de trabalho, demonstrando o papel do Conselho, definindo a sua atuação, e dirimindo as dúvidas”.

Fonte: portal.crbio-02.gov.br