Instituto Federal do Espírito Santo

Campus Santa Teresa

Docentes podem se inscrever em cursos de segunda licenciatura do Parfor

Atenção, abrir em uma nova janela. PDFImprimir

Estão abertas, até o dia 13 de março, as pré-inscrições para os cursos de segunda licenciatura ofertados pelo Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor). Há vagas para Química, no Campus Aracruz; Física, no Campus Cariacica; e Ciências Biológicas, no Campus Santa Teresa.

Para realizar a pré-inscrição, o professor precisa acessar a Plataforma Freire e realizar o cadastro inicial, caso nunca tenha acessado a Plataforma. Os cursos são gratuitos, presenciais e possuem duração de dois anos. As aulas serão ministradas às sextas-feiras, à noite; e aos sábados, durante todo o dia.

Podem se inscrever os docentes ou tradutores intérpretes de Libras da rede pública de ensino (efetivo ou temporário) que já possuam a licenciatura, mas atuam em área distinta da formação inicial. Nesse caso, os docentes deverão comprovar ter, pelo menos, três anos de exercício no magistério na rede pública de educação básica e realizar sua pré-inscrição no curso correspondente à área ou disciplina que atua em sala de aula.

Atendidos todos os docentes, as vagas remanescentes poderão ser preenchidas pelos profissionais em serviço, cadastrados no Educacenso, que atuem nas funções de Auxiliar e Assistente Educacional ou Profissional/Monitor de Atividade Complementar.

O processo seletivo inclui as seguintes etapas:

20/1 a 13/3 – Pré-inscrição dos professores e profissionais da educação da rede pública na Plataforma Freire.

16/3 a 24/4 – Análise das pré-inscrições pelas secretarias de educação estaduais e municipais e do Distrito Federal e pelos Institutos Federais na Plataforma Freire.

27/4 a 15/5 – Período de seleção, matrícula e registro, pelas IES, dos docentes em exercício na rede pública.

18/5 a 29/5 – Período de seleção, matrícula e registro, pelas IES, dos profissionais da educação candidatos às vagas remanescentes, se for o caso.

Previsão de início das aulas: a partir de julho de 2015.

Parfor
O Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) é um programa gerenciado pela Capes, que visa induzir e fomentar a oferta emergencial de vagas em cursos de educação superior, gratuitos e de qualidade, para professores em exercício na rede pública de educação básica, a fim de que estes profissionais possam obter a formação exigida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica.


Coordenadoria de Tecnologia da Informação.

Desenvolvido com Joomla!