Página inicial > Notícias > Campus Santa Teresa realiza roda de conversa sobre a Língua Brasileira de Sinais

No dia 24 de abril deste ano comemorou-se o aniversário de 16 anos da lei n.º 10.436, que reconhece a Língua Brasileira de Sinais como a segunda língua oficial do Brasil e o principal meio de comunicação entre a comunidade surda. Com o objetivo de dialogar sobre essa temática de tamanha relevância, nesta última terça-feira, o Campus Santa Teresa em parceria com o Campus Itapina, organizou uma roda de conversa.

O momento teve a participação do estudante surdo do 8º período de engenharia agronômica, Leonan Miguel Dueles Rocha, que demonstrando autonomia em suas atividades diárias, discorreu sobre suas experiências no Campus Itapina e os desafios encontrados no processo de construção de uma sociedade bilíngue.

O evento contou ainda com a presença da Tradutora e Intérprete de Língua de Sinais e Língua Portuguesa, Karla Percilia da Silva Fortes, Bacharel em Letras/Libras pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, que possui vasta experiência na área da surdez, e explicou sobre as ações tomadas pelo Napne do Campus Itapina, além de salientar a importância da formação de mais profissionais para atuarem na área.

A roda de conversa foi mediada pelo Tradutor e Intérprete de Língua de Sinais e Língua Portuguesa do Campus Santa Teresa, Julianderson Ribeiro Cravo, que abordou aspectos linguísticos e culturais da Libras ressaltando a necessidade de quebrar os paradigmas em relação à língua de sinais do Brasil.

Assista a notícia em Libras.