Alunos do Pronatec implantam campo de produção de sementes de leguminosas

No dia 12 de dezembro de 2015, os alunos do Curso Técnico em Meio Ambiente, vinculado ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – Pronatec, realizaram uma atividade prática no Setor de Agroecologia do Campus que consistiu na implantação de um campo de leguminosas para a produção de sementes. A atividade desenvolvida constitui o currículo do componente de Ciência e Conservação do Solo, ministrado pelo professor João Nacir Colombo.

A maioria das leguminosas são consideradas como “Adubos Verdes” e podem ser utilizadas no sistema de pré-cultivo, rotação de culturas, consorciação e sucessão com diversas espécies de plantas de interesse econômico.

O objetivo foi disseminar o conhecimento do uso da adubação verde como forma de restaurar a produtividade das terras agricultáveis através do restabelecimento das condições químicas, físicas e biológicas do solo elevando o teor de matéria-orgânica e fornecendo nutrientes. Foram semeadas Crotalaria juncea, Crotalaria spectabilis, Crotalaria ochroleuca, Mucuna-anã, Mucuna-preta, Mucuna-cinza, Feijão de porco, Feijão guandu e Lab-lab.

Algumas espécies de leguminosas possuem a capacidade de realizar a fragmentação das camadas compactadas do solo através do desenvolvimento do seu sistema radicular, aerando o solo e atuando também como excelentes fixadoras de nitrogênio. São grandes produtoras de biomassa, onde o acúmulo de palhada proveniente da roçagem protege o solo servindo de amortecedoras de impacto na ocorrência de chuvas, evitando a perda de água por escoamento superficial, a perda de solo por erosão e o desenvolvimento de plantas invasoras, mantendo desta forma elevadas as taxas de infiltração de água no solo, auxiliando no controle da temperatura e favorecendo a atividade microbiológica.

Além disso, as leguminosas propiciam a formação de barreiras verdes que atuam como obstáculos para ação dos ventos e chuvas torrenciais na lavoura.

Se manejadas de forma correta, as leguminosas possibilitam aumento de produtividade, colaboram como agentes recicladores, ajudando no controle fitossanitário de maneira sustentável, reduzindo o uso de fertilizantes minerais, agrotóxicos e implementos agrícolas.

Durante o período de férias alguns alunos acompanharão o desenvolvimento das plantas e por ocasião da colheita as sementes serão distribuídas aos produtores da região com o objetivo de disseminar a prática do uso da adubação verde.