Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Núcleo de Estudos em Agroecologia do Campus Santa Teresa participará de Projeto da ABA
Início do conteúdo da página

Núcleo de Estudos em Agroecologia do Campus Santa Teresa participará de Projeto da ABA

Publicado: Quinta, 20 de Abril de 2017, 12h10 | Última atualização em Terça, 17 de Julho de 2018, 12h13

NEA ARANDU é selecionado para participar do Projeto de “Sistematização de experiências” da Associação Brasileira de Agroecologia – ABA.

Desde 2015 a Associação Brasileira de Agroecologia - ABA, por meio do Projeto de Sistematização, vem realizando seminários regionais com a participação dos diversos Núcleos de Agroecologia do país. Durante os seminários regionais foram selecionados 3 núcleos de cada uma das regiões brasileiras que terão seus processos de sistematização acompanhados pela ABA.

O projeto busca analisar criticamente as práticas dos Núcleos (NEAs) e Redes de Núcleos (R-NEAs) de Estudos em Agroecologia através do processo de sistematização participativa de suas experiências. O desafio é extrair lições que apontem para o aprimoramento e ampliação da Agroecologia, além da proposição e reformulação de políticas públicas vinculadas à construção do conhecimento agroecológico e do aperfeiçoamento das chamadas públicas de Agroecologia.

Em 2016, o Seminário da Regional Sudeste, realizado em Sete Lagoas – MG, reuniu 25 Núcleos de Agroecologia e lá, foram selecionados três NEA’s para passarem pelo processo de sistematização de experiências. O NEA ARANDU, do Campus Santa Teresa, foi um dos selecionados e as experiências, após sistematizadas, serão publicadas em uma edição especial da Revista Brasileira de Agroecologia, bem como, apresentadas no VI Congresso Latino-Americano de Agroecologia e X Congresso Brasileiro de Agroecologia (CBA) em setembro desse ano.

A oficina de Sistematização de Experiências do NEA ARANDU ocorrerá nos dias 28, 29 e 30 de abril, no Centro de Treinamento do Ifes - Campus Santa Teresa e reunirá cerca de 50 participantes, incluindo componentes e ex-componentes do NEA, parceiros estaduais e convidados dos demais Estados da Região Sudeste que participam desse processo. Também participarão da oficina representantes dos NEAs do Campus Ibatiba e do Campus de Alegre.

Espera-se que na sistematização das experiências dos NEAs seja analisado como se dá o processo de construção do conhecimento agroecológico, valorizando a pluralidade de metodologias que caracteriza as práticas em curso no desenvolvimento das atividades. Dessa forma, os NEAs contribuirão com reflexões sob a indissociabilidade entre ensino, à pesquisa e a extensão rural.

Conheça mais sobre o Projeto de Sistematização da ABA.

Fonte: NEA ARANDU

registrado em:
Fim do conteúdo da página