Página inicial > Notícias > Processo Seletivo de Cursos Técnicos 2018/1

Processo Seletivo de Cursos Técnicos 2018/1

Publicado: Segunda, 09 de Outubro de 2017, 15h21 | Última atualização em Quarta, 18 de Julho de 2018, 15h27

Ao todo, no Campus Santa Teresa, estão sendo oferecidas 230 vagas dos curós técnicos, sendo 190 integrados ao Ensino Médio e 40 subsequentes.

slider site ps2018 1 santa teresa

O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) abriu nesta segunda-feira (9) as inscrições para os cursos técnicos, para começar a estudar no primeiro semestre de 2018. No Campus Santa Teresa, a oferta é para os cursos técnicos integrados, subseqüentes e Proeja (para jovens e adultos). Metade das oportunidades é destinada a ações afirmativas. As inscrições vão até 5 de novembro.

O edital 01/2018 reúne vagas dos cursos integrados e subsequentes. Nos integrados, são 160 oportunidades entre Agropecuária e Meio Ambiente. Podem concorrer os estudantes que estejam concluindo o ensino fundamental este ano. Nessa modalidade, o estudante cursa tanto o ensino médio como o técnico no Ifes, não sendo possível obter o diploma de um sem completar o outro. Já para o curso técnico em Meio Ambiente subsequente, há 40 vagas, que são voltadas a quem já concluiu o ensino médio.

No caso do curso técnico em Agroindústria do Proeja, ofertado no edital 02/2018, o currículo é integrado, mas podem concorrer apenas jovens e adultos com 18 anos ou mais, que não tenham concluído o ensino médio.

Taxa e isenção

Para o curso do Proeja, do edital 02/2018, não há cobrança de taxa. Já para participar da seleção de cursos técnicos, ofertado no edital 01/2018, é necessário quitar a taxa de inscrição de R$ 68 até o dia 7 de novembro.

É possível solicitar a isenção da taxa, até o dia 25 de outubro. Têm direito à isenção os candidatos que tenham estudado as duas últimas séries do ensino fundamental (para os cursos integrados) ou as duas últimas séries do ensino médio (para o curso subsequente) em escola pública.

Também poderão solicitar a isenção os que estudaram essas séries em escola particular como alunos bolsistas em função de carência socioeconômica, ou que tenham feito curso equivalente em estabelecimento da rede pública de ensino, com aprovação final, até a data da matrícula.

A documentação comprobatória desses requisitos deverá ser enviada para o campus de interesse do curso, ou entregue pessoalmente, até o dia 25 de outubro. Os candidatos que tiverem a isenção negada (indeferida) deverão pagar a taxa caso queiram permanecer inscritos no processo seletivo.

Inscrições

O curso do Proeja tem inscrição presencial, no Campus Santa Teresa. É preciso levar a documentação listada no edital. Já no edital 01/2018, para efetuar a inscrição, é preciso ter o Cadastro de Pessoa Física (CPF) próprio e documento de identificação civil. O candidato deve clicar no link do sistema de inscrições disponibilizado na página de cada edital. Em seguida, deve preencher, integral e corretamente, o formulário on-line e imprimir a GRU no valor de R$ 68 – ou solicitar a isenção. A GRU deve ser paga até 7 de novembro para que a inscrição seja efetivada.

No edital 01/2018, a certidão de nascimento somente será aceita como documento de identificação civil caso o candidato não tenha nenhum outro e siga o procedimento descrito: preencha o número da certidão de nascimento no sistema de inscrição, junto com todos os outros dados pedidos; e procure um dos campi do Ifes, levando até o dia 17 de novembro o cartão de identificação gerado pelo sistema, uma foto 3x4 de frente e recente e a certidão de nascimento.

Aqueles que desejam concorrer às vagas de ações afirmativas devem ficar atentos para indicar por meio de qual ação desejam concorrer. Além disso, devem se atentar aos documentos comprobatórios que precisarão entregar posteriormente. As respostas ao questionário socioeconômico não são documento comprobatório.

Acesse as páginas dos processos seletivos para mais informações e o link de inscrições:

Edital 01/2018 – Alunos da educação profissional técnica de nível médio – Multicampi

Edital 02/2018 – Proeja

Fonte: Assessoria de Comunicação do Ifes