Página inicial > Notícias > Gestão do Ifes apresenta resultados de pesquisa sobre acesso a TIC a representações estudantis

Publicado: Sexta, 03 de Abril de 2020, 12h52 | Última atualização em Sexta, 03 de Abril de 2020, 12h52

Reunião aconteceu por webconferência nesta quinta-feira (2).

Representantes estudantis de diversos campi do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) tiveram acesso, nesta quinta-feira (2), aos resultados da pesquisa sobre acesso a tecnologias de informação e comunicação, realizada pela instituição na última semana. A reunião, que foi conduzida pelo reitor, Jadir Pela, e pela pró-reitora de Ensino, Adriana Piontkovsky, e teve a participação de outros gestores, aconteceu por webconferência e foi transmitida ao vivo.

Os estudantes também foram contextualizados sobre as novas legislações publicadas pelo Governo Federal e puderam esclarecer dúvidas sobre diversos aspectos, principalmente relacionadas a possibilidade de implementação da educação a distância no Ifes. A instituição, que também está realizando uma pesquisa com docentes e técnicos administrativos ligados ao apoio ao ensino, analisará todas as possibilidades até o próximo dia 17 de abril.

Não está descartada, por exemplo, a implementação de um auxílio emergencial para custeio de plano de dados de Internet para os estudantes que necessitem. Os gestores garantiram que só tomarão a decisão pela EaD se ela for possível para todos os estudantes, tanto no que se refere ao acesso à tecnologia quanto ao atendimento às outras necessidades específicas.

Resultados
O resultado preliminar da pesquisa sobre Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) para os alunos de todos os níveis do Ifes, que teve a participação de 9717 estudantes, demonstra um público bastante heterogêneo no que se refere a acesso à internet, seja por meio de computador ou smartphone.

Também, foi constatado que alguns alunos são favoráveis a substituição das aulas presenciais por aulas na modalidade a distância (51,5%), outros se preocupam com a qualidade dos cursos nesta modalidade e não são favoráveis (31,7%) e ainda, há aqueles que desconhecem a modalidade a distância (16,8%). Há um desconhecimento ou preocupação referente às disciplinas práticas, neste sentido, foi explicado que estas não podem ser ofertadas na modalidade a distância.

A próxima reunião com as representações estudantis está agendada para o dia 9 de abril, às 10 horas. O link para a transmissão ao vivo será divulgado no site do Ifes.

Fonte: ifes.edu.br