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Ifes iniciará o planejamento para implementar atividades não presenciais durante pandemia

Publicado: Quarta, 08 de Abril de 2020, 18h25 | Última atualização em Quarta, 08 de Abril de 2020, 18h25

Comitê de Crise da instituição aprovou uma proposta que ainda será apresentada a estudantes e validada por gestores da área de Ensino.

O Comitê de Crise do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) validou, nesta quarta-feira (8), uma proposta de implementação de aulas não presenciais para os cursos técnicos e de graduação enquanto durar a pandemia do coronavírus (COVID-19). A Pró-Reitoria de Ensino (Proen) iniciará um trabalho de planejamento com os gestores de área de Ensino dos campi da instituição. A proposta também será apresentada para representações estudantis nesta quinta-feira (9), às 10h.

Até o dia 17 de abril as atividades letivas presenciais permanecem suspensas. Mas a instituição optou por retomar o calendário com parte das atividades a distância. A data de início ainda será divulgada. A decisão foi tomada após uma análise dos resultados das pesquisas sobre o uso e o acesso às tecnologias de comunicação e informação, respondidas por estudantes, docentes e técnicos administrativos ligados à área de Ensino. A instituição também fez um estudo sobre o investimento necessário para dar suporte aos estudantes que precisam de acesso aos dispositivos de tecnologia.

Com essa proposta, a instituição busca favorecer os diferentes estilos de
aprendizagem, criar materiais com acessibilidade, evoluir com relação ao uso de tecnologias na educação, estimular a habilidade de aprendizagem autônoma, além de diminuir a quantidade de carga horária que precisará ser reposta presencialmente no pós-pandemia.


Tecnologia de Desktop Remoto para estudantes
A Tecnologia de Desktop Remoto (VDI, por sua sigla em inglês) poderá ser a solução adotada pela instituição para atender os estudantes que não possuem acesso a dispositivos físicos, como computador. Pelo VDI, será disponibilizado o acesso aos desktops de maneira virtualizada, por meio de acesso via rede. As estações realizam suas operações nos servidores centralizados e os terminais utilizados pelo estudante (um aparelho simples) servem apenas para acessar essa estrutura. O investimento inicial nessa tecnologia está estimado em R$ 1,02 milhão. Com relação ao acesso à internet, os estudantes que precisarem, receberão um recursos específico por meio da assistência estudantil.

Pesquisa sobre TIC com servidores
O Ifes realizou na última semana uma pesquisa com docentes e técnicos administrativos que trabalham com atividades ligadas diretamente à área de apoio ao ensino. O objetivo foi conhecer o perfil desses servidores quanto ao uso e à formação na área de Educação a Distância e de Tecnologias Educacionais.

A pesquisa foi respondida por 1735 pessoas, sendo 1191 docentes e 544 técnicos, de todos os campi da instituição. O levantamento mostrou que 96,25% dos respondentes têm computador com acesso à internet e 57,64% já realizaram pelo menos uma capacitação para atuar com educação a distância.

Cerca de 70% das pessoas já acessou o AVA Moodle do Ifes e de 20% está disposto a compartilhar seus conhecimentos ministrando oficinas, seminários, palestras, lives ou rodas de conversas. Entre os respondentes, menos de 10 % se mostrou contra a substituição das aulas presenciais por aulas a distância nos cursos que atua.

A próxima reunião do Comitê de Crise do Ifes está agendada para a próxima quarta-feira (15). Reuniões extraordinárias poderão ser convocadas a qualquer tempo.

Veja abaixo as decisões tomadas pelo Comitê em reuniões anteriores:

Atividades presenciais suspensas até o dia 17 de abril
O Ifes permanece com as atividades letivas presenciais suspensas até o próximo dia 17 de abril.

Proposta de ensino híbrido
O Comitê também definiu que, como estratégia para reposição das aulas presenciais após o retorno das aulas, a instituição estudará a proposta de implementar o ensino híbrido. Ou seja, parte dessa reposição acontecerá presencialmente e parte dela de forma virtual, por meio da educação a distância.
Por isso, é importante que os professores utilizem esse período de suspensão de aulas presenciais para se capacitarem e, na medida do possível, iniciarem o planejamento das aulas e dos recursos educacionais necessários. Há cursos online ofertados pela instituição, disponíveis gratuitamente, em https://mooc.cefor.ifes.edu.br/. Nesta proposta, os alunos sem acesso à Internet em suas residências poderão fazer uso nos laboratórios e bibliotecas dos campi.

Pós-graduação e cursos EaD
Com relação a pós-graduação, que compreende os cursos de aperfeiçoamento, especialização e os mestrados, cada programa poderá optar por realizar as aulas a distância ou não, desde que os estudantes não sejam prejudicados e que não ocorram atividades presenciais. As atividades dos cursos a distância continuam acontecendo, sem encontros presenciais.

Atividades administrativas
Conforme divulgado no último dia 17 de março, as atividades administrativas permanecem acontecendo preferencialmente de forma remota e o atendimento presencial ao público externo continua suspenso. Em relação ao trabalho remoto, o Comitê de Crise orienta que as chefias imediatas registrem as atividades remotas desenvolvidas pelos servidores de seu setor. A medida é importante para avaliação do trabalho remoto, mesmo que em caráter excepcional, e, também, para possíveis demandas dos órgãos de controle.

Processo seletivo
O processo seletivo para ingresso no segundo semestre de 2020 está mantido, mas a gestão analisará uma forma de simplificá-lo, adaptando-o às condições impostas pela quarentena. Definições serão feitas pela Pró-reitoria de Ensino, pela Pró-reitoria de Desenvolvimento Institucional e pelos campi do Ifes nos próximos dias.

Fonte: ifes.edu.br

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