Página inicial > Notícias > Inscrições abertas para o XXIX Prêmio Jovem Cientista

Inscrições abertas para o XXIX Prêmio Jovem Cientista

Publicado: Terça, 12 de Junho de 2018, 12h10 | Última atualização em Terça, 10 de Julho de 2018, 14h35

As inscrições podem ser feitas até dia 31 de julho no site Jovem Cientista.

O Prêmio Jovem Cientista, uma iniciativa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), visa revelar talentos, impulsionar a pesquisa no país e investir em estudantes e jovens pesquisadores que procuram inovar na solução dos desafios da sociedade.

A XXIX Edição do Prêmio Jovem Cientista, em 2018 tem como tema "Inovações para Conservação da Natureza e Transformação Social".

O Prêmio é atribuído a cinco categorias, sendo: Mestre e Doutor, Estudante do Ensino Superior, Estudante do Ensino Médio, Mérito Institucional e Mérito Científico.

Para as categorias "Mestre e Doutor'' e "Estudante do Ensino Superior'', deverá ser abordada uma das seguintes linhas de pesquisa:

- Benefícios socioeconômicos gerados por unidades de conservação e demais áreas protegidas;

- Biodiversidade, serviços ecossistêmicos e bem-estar humano;

- Empreendedorismo e modelos de negócios para a inclusão digital e uso sustentável de recursos naturais;

- Incentivos econômicos para a conservação e o uso sustentável da natureza;

- Inovações para a conservação e o uso sustentável da natureza;

- Inovações para a inclusão digital da sociedade brasileira;

- O papel da biodiversidade e dos serviços ecossistêmicos na adaptação às Mudanças do Clima;

- Práticas inovadoras em educação, comunicação e divulgação sobre biodiversidade;

- Produção e consumo ambientalmente sustentáveis;

- Tecnologias digitais para transformação social; e

- Tecnologias para incentivar a prática de economia colaborativa e sustentável.

Já para a categoria "Estudante do Ensino Médio'', deverá ser abordado um dos seguintes subtemas:

- Comunicação e mobilização para a valorização de áreas protegidas;

- Empreendedorismo e soluções locais para a conservação e o uso sustentável da natureza;

- Inovações para a conservação da natureza e o uso sustentável no ambiente escolar;

- Práticas inovadoras em educação ambiental e conservação da natureza;

- Tecnologias digitais para a conservação da natureza, e

- Tecnologias digitais para transformação social.

As inscrições serão realizadas até 31 de julho de 2018 no site Jovem Cientista.