Página inicial > Notícias > Instrução para os alunos sobre a Febre Amarela

Instrução para os alunos sobre a Febre Amarela

Publicado: Terça, 24 de Janeiro de 2017, 15h11 | Última atualização em Quarta, 11 de Julho de 2018, 09h52

Campus Santa Teresa divulga instruções sobre a vacinação de alunos contra a Febre Amarela.

Considerando a ocorrência de casos de febre amarela em humanos no estado de Minas Gerais, bem como a evidência de epizootia (conceito utilizado em veterinária e ecologia para qualificar uma enfermidade contagiosa em animais) em primatas não humanos (macacos Alouatta) em 14 dos seus 78 municípios, o estado do Espírito Santo adotou a vacinação cautelar contra febre amarela em municípios que fazem fronteira com o estado de Minas Gerais.

Além dos municípios que fazem fronteira, estão inclusos também para fins de vacinação os municípios com histórico de epizootias:

Afonso Cláudio;
São Domingos do Norte;
São Roque do Canaã; e
Venda Nova do Imigrante.

A responsabilidade técnica quanto à imunização é do Ministério da Saúde e suas Secretarias Estaduais e Municipais, cabendo a estes toda e qualquer responsabilidade legal.

Para os municípios não inscritos no programa de vacinação preventiva à febre amarela deverá ser seguida a mesma orientação, aplicar a vacina no município de residência para deslocamento em áreas consideradas de risco.

Diante disso, o Ifes – Campus Santa Teresa solicita a todos os seus alunos que apresentem, no primeiro dia de retorno às aulas, cópia do Cartão de Vacinação, contendo o registro da vacina em questão.

Os alunos que residem nos municípios sem histórico de epizootias, deverão buscar os órgãos de saúde de seus municípios e solicitar a vacina devido ao deslocamento para área considerada de risco.

Assunto(s): febre amarela , vacinação