Página inicial > Notícias > Setembro Amarelo

Setembro Amarelo

Publicado: Quinta, 21 de Setembro de 2017, 14h19 | Última atualização em Quinta, 21 de Setembro de 2017, 14h19

Campanha de prevenção ao suicídio está sendo realizada através do projeto “Apoio à Vida” no Campus Santa Teresa durante todo o mês de setembro.

Desde 2015 no Brasil vem sendo realizada atividades relacionadas à prevenção do suicídio, especificamente no mês de setembro, quando se comemora no dia 10 deste mês, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. Assim como outras campanhas (Outubro Rosa e Novembro Azul), o Setembro Amarelo foi aderido por milhões de brasileiros nessa luta contra o suicídio, um mal que vem crescendo a cada ano no país e no mundo.

Segundo informações do site www.setembroamarelo.org.br, são 32 brasileiros mortos por dia, taxa superior às vítimas da AIDS e da maioria dos tipos de câncer. Tem sido um mal silencioso, pois as pessoas fogem do assunto e, por medo ou desconhecimento, não veem os sinais de que uma pessoa próxima está com ideias suicidas.

Com o objetivo divulgar a informação e alertar a comunidade escolar sobre a realidade do suicídio, a colaboradora do Campus Santa Teresa, Ana Paula Salvalaio, que é estudante do Curso de Serviço Social na Unopar, orientada pela Assistente Social do campus, Rosiane Nascimento do Santíssimo, desenvolveu o projeto “Apoio à Vida” dentro do Ifes – Campus Santa Teresa.

Segundo o projeto, algumas das causas que podem levar a pessoa a cometer um suicídio são: solidão, depressão, algumas doenças, problemas no relacionamento, dificuldades financeiras, abuso de drogas, perdas e bullying. O bullying é considerado um dos principais motivos de suicídio na fase infanto juvenil, pois é um período de mudanças e de busca pela identidade e a pressão social pode abalar o bem estar do indivíduo.

O projeto consiste na criação de um mural, que está localizado no hall central do Prédio Pedagógico do campus, com o título “Setembro amarelo – Mês de prevenção ao Suicídio”. Nele estão anexados assuntos como: “Sinais de Comportamentos Suicidas”, “Prevenção ao Suicídio – Frases de Alerta” e “Como ajudar a pessoa sob risco de Suicídio”. Além desses assuntos, também foram anexadas frases e imagens motivacionais.

Ainda faz parte do mesmo projeto uma dinâmica com o tema “De dentro para fora” que conta com a participação de todos os alunos. Essa dinâmica consiste na disposição de duas caixas próximas ao mural, onde uma caixa será para os alunos depositarem o seu “lixo emocional” e a outra com mensagens motivacionais para que o aluno, após relatar seus sentimentos, resgate uma frase motivacional para si.

O mural ficará exposto no Prédio Pedagógico até o dia 30 de setembro. Já as caixas para a dinâmica ficarão disponíveis até o dia 29, quando serão recolhidas e todas as mensagens inseridas serão analisadas para que se possa realizar uma melhor intervenção sobre o assunto junto aos alunos do campus.

imagem mural