Página inicial > Notícias > Dia Nacional de Prevenção da Obesidade

Dia Nacional de Prevenção da Obesidade

Publicado: Terça, 11 de Outubro de 2016, 10h05 | Última atualização em Segunda, 28 de Janeiro de 2019, 10h07

Nutricionista do Campus Santa Teresa realiza ação para fazer um diagnóstico nutricional dos participantes durante o dia.

O dia11 de outubro é oficialmente o Dia Nacional de Prevenção da Obesidade, segundo a Lei nº 11.721/2008. A Pesquisa Nacional de Saúde Escolar (PeNSE) 2015 revelou que cerca de 23,7% dos estudantes entre 13 e 17 anos tinham sobrepeso (15,9%) ou obesidade (7,8%) em 2015, o que correspondia a um total aproximado de 3,1 milhões de jovens. No total da população, 8,3 % dos meninos e 7,3% das meninas foram considerados obesos.

Segundo estudos do Ministério da Saúde, mais de 50% da população adulta está com sobrepeso, sendo que a obesidade já beira os 20%. Já a pesquisa Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), aplicada em 2014, constatou que 52,5% dos brasileiros adultos estão com sobrepeso e, destes, 17,9% já estão obesos.

Milhares de mortes relacionadas à obesidade acontecem todos os anos. Vários problemas médicos graves têm sido relacionados a ela, incluindo diabetes do tipo 2, doenças cardíacas, pressão alta e infarto. Uma nova avaliação realizada pelo programa de prevenção da Agência Internacional de Pesquisa sobre Câncer, concluiu que o sobrepeso e a obesidade são fatores de risco para mais tipos de câncer do que se imaginava. De acordo com a pesquisa, oito tipos de câncer estão relacionados ao excesso de peso e obesidade: estômago, fígado, vesícula, pâncreas, ovário, meningioma (tipo de tumor cerebral), tireóide e mieloma múltiplo.

Diante dos dados acima, a Nutricionista do Campus Santa Teresa, Maria do Carmo Freitas, está realizando uma ação neste dia com os objetivos de verificar o diagnóstico nutricional dos participantes através da aferição de peso, altura e circunferência da cintura; orientar todos os participantes com dicas de alimentação saudável e prevenção da obesidade; conscientizar a comunidade escolar sobre o crescente índice de obesidade no país nas diferentes faixas etárias (adultos, jovens e adolescentes) e esclarecer sobre os fatores de risco para a saúde, provocados pela obesidade como o desenvolvimento das doenças crônicas não transmissíveis (diabetes, vários tipos de câncer, hipertensão arterial, etc.).

A prevenção contra a obesidade passa pela conscientização da importância da atividade física e da alimentação adequada. O estilo de vida sedentário, as refeições com poucos vegetais e frutas, além do excesso de alimentos como fritura e açúcar refletem no aumento de pessoas obesas em todas as faixas etárias.

A obesidade é caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal. Dentre os fatores que causam a obesidade estão os nutricionais, fisiológicos, genéticos, psiquiátricos e psicológicos, comportamentais e ambientais.

Para o diagnóstico em adultos, o parâmetro utilizado mais comumente é o do Índice de Massa Corporal (IMC). Consideram-se obesas as pessoas com IMC superior a 30. Já as que têm IMC entre 25 e 29,9 são portadoras de sobrepeso.

Fontes: Maria do Carmo Freitas e Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia

Assunto(s): obesidade , prevenção