Página inicial > Notícias > Programa de Pós Graduação em ensino de Ciências e Matemática

Programa de Pós Graduação em ensino de Ciências e Matemática

Publicado: Terça, 15 de Setembro de 2015, 12h54 | Última atualização em Terça, 05 de Fevereiro de 2019, 12h54

Inscrições de 21/09 a 21/10 pelo site da PUC Minas.

O Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática da PUC Minas, primeiro do gênero de Minas Gerais, se estrutura em três áreas de concentração: o Ensino de Biologia, o Ensino de Física e o Ensino de Matemática.

O curso tem duração de dois a três anos e possui dois módulos intensivos nos períodos de férias escolares (nas últimas semanas de janeiro e julho), módulos extensivos no decorrer do ano letivo (sendo um módulo de 15 h mensais)  e um módulo especial de 90 horas, a partir do 2º ano, para orientação do trabalho de conclusão de curso, estágio supervisionado, estudos focais e atividades de pesquisa e realização de estudos individuais ou coletivos, tem seu currículo estruturado em núcleos de formação, os quais aglutinam componentes que constituirão elementos definidores de sua organicidade e do seu desenvolvimento. São três os núcleos de formação:

1 - Núcleo de abordagens integradoras que se compõe do conhecimento pedagógico comum às áreas de concentração, bem como de temas propiciadores de interlocução e alianças entre elas;

2 - Núcleo da ressignificação dos conteúdos e da transposição didática, que aglutina componentes curriculares relativos à triangulação conteúdo/método/aprendizagem, caracterizando-se, sobretudo, pela seleção de conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais estruturadores de outros conhecimentos na área, e pela didatização desses conteúdos, conforme os níveis da escolarização;

3 – Núcleo da produção e comunicação do conhecimento sobre o ensino, especificado por área de concentração. Os mestrandos deverão cumprir, no mínimo, seis créditos no Núcleo 1, doze no Núcleo 2, seis no Núcleo 3 e seis em Optativas, perfazendo um total de trinta créditos (450 h).

O Processo de Seleção é constituído por duas etapas, ambas de caráter eliminatório. A primeira etapa, à qual serão submetidos todos os candidatos cujos pedidos de inscrição forem deferidos, e a segunda, à qual serão submetidos apenas os candidatos aprovados na primeira etapa.

A primeira etapa do Processo de Seleção consiste em prova de conhecimento da área de concentração específica. Os temas a serem abordados são relativos ao curso de graduação correspondente às áreas de concentração.

A segunda etapa do Processo de Seleção consiste de dois momentos:

Prova de Língua Estrangeira (inglês ou espanhol), permitindo-se o uso de dicionário, sendo vedados o uso de dicionário eletrônico e o empréstimo de dicionário entre candidatos, durante a realização desta prova.

Entrevistas aos candidatos e a análise do curriculum lattes, de acordo com os critérios definidos pelo Colegiado do Programa, a serem utilizados pelas Comissões Examinadoras das diferentes áreas de concentração responsáveis pelo Processo de Seleção.

As inscrições serão realizadas de 21 de setembro a 21 de outubro, através do site da PUC Minas: www.pucminas.br/pos/ensino

Datas e Informações

Assunto(s): mestrado profissional