Página inicial > Notícias > Projeto “A Física no dia-a-dia”

Projeto “A Física no dia-a-dia”

Publicado: Segunda, 31 de Março de 2014, 10h37 | Última atualização em Segunda, 29 de Abril de 2019, 10h38

Criado com o objetivo de instigar o interesse dos alunos pelos conteúdos ministrados nas aulas de Física e aumentar assim a participação dos mesmos.

Foi desenvolvido no IFES campus Santa Teresa o projeto “A Física no dia-a-dia”, a fim de proporcionar aos alunos maior compreensão da disciplina de Física, através de uma série de experimentos vivenciados e organizados pelos alunos do ensino médio.

Sabemos que, tradicionalmente, a Física é considerada pelos professores uma disciplina difícil de ser ensinada e consequentemente a dificuldade de aprendizagem dos alunos é explícita. Baseado nesta dificuldade, o estudo da Física a partir de experimentos visa preencher tal lacuna, permitindo a participação interativa dos alunos através do concreto, dando assim maior significado aos conteúdos.

O projeto ocorreu nos dias:
- 15/03 - 3ºs anos B e C;
- 21/03 - 1ºs A e B;
- 28/03 - 1ºs C e D.

O principal objetivo deste trabalho é instigar o interesse dos alunos pelos conteúdos ministrados nas aulas de Física e aumentar assim a participação dos mesmos. A partir deste, foi proporcionado aos alunos:
- Aprofundar conhecimentos na disciplina de Física;
- Planejar e executar experimentos;
- Desenvolver a criatividade;
- Perceber a presença da Física no cotidiano.

"Ver este projeto concluído é para mim uma grande conquista, pois através dele pude me certificar ainda mais o quanto a utilização de recursos diferentes dos quais usamos frequentemente torna a aprendizagem mais divertida e mais significativa principalmente   quando utilizamos a realidade para que a aprendizagem aconteça. Certamente para meus alunos a conquista foi ainda maior, afinal eles foram os maiores autores desta obra, os quais participaram de todas as atividades propostas com interesse, compromisso e muita criatividade."

7 física

Fonte: Prof. Flavio Homem Couto