Página inicial > Notícias > Diretoria de Pesquisa chama atenção para editais de fomento abertos

Diretoria de Pesquisa chama atenção para editais de fomento abertos

Publicado: Quinta, 19 de Setembro de 2019, 14h02 | Última atualização em Quinta, 19 de Setembro de 2019, 14h05

São oportunidades para captação de recursos junto à Fapes e ao CNPq.

A Diretoria de Pesquisa do Ifes chama a atenção dos servidores para editais de órgãos de fomento à pesquisa que estão com inscrições abertas. Pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado (Fapes), são seis editais. Já pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq), são oito editais de cunho mais geral e oito voltados à área da saúde.

Sávio Berilli, diretor de Pesquisa, lembra que são oportunidades para garantir mais financiamento para os trabalhos desenvolvidos no Ifes. Sobre o CNPq, ele destaca que o órgão vem lançando editais mesmo sob grande pressão, provavelmente com orçamento derivado de período anterior aos anúncios dos cortes orçamentários. “Vale ressaltar que esses cortes vão impactar mais no futuro do que no presente. Com isso, precisamos aproveitar as oportunidades oferecidas ainda por esses editais abertos”, assinalou.

Veja abaixo a lista de editais e chamadas.

Fapes

Edital nº 01/2019 - Bolsa TCC - 2ª chamada
Visa selecionar propostas de trabalhos de conclusão de curso cujos enfoques sejam voltados ao empreendedorismo, a serem defendidos por alunos de graduação.

Edital nº 03/2019 – Organização de eventos técnico-científicos
Seleção de propostas para concessão de apoio financeiro para organização de eventos técnico-científicos a serem realizados entre 1º de outubro de 2019 e 31 de dezembro de 2020.

Edital nº 04/2019 – Participação em eventos
Seleção para concessão de apoio financeiro para participação em eventos técnico-científicos que sejam realizados entre 1º de outubro de 2019 a 31 de dezembro de 2020.

Edital CNPq/Fapes Nº 06/2019 – Pronem
Edital de apoio aos Núcleos Emergentes do Estado do Espírito Santo, por meio do fomento a projetos de pesquisa científica, tecnológica ou de inovação (PD&I), coordenados, exclusivamente, por pesquisadores bolsistas de produtividade nível 2 do CNPq (PQ ou DT), visando a contribuir para o fortalecimento e consolidação de grupos de pesquisa sediados em instituição do Estado.

Edital Finep/Fapes Nº 07/2019 – Centelha
Concessão de recursos para geração de empresas de base tecnológica a partir da transformação de ideias inovadoras em empreendimentos que incorporem novas tecnologias.

CNPq

Chamada nº 29/2019 - Bolsa de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora – DT
Apoio financeiro por meio de bolsas a pesquisadores com perfis e projetos voltados ao desenvolvimento tecnológico, indução e disseminação de inovação e empreendedorismo de base tecnológica.
Acesse.

Chamada CNPq/Ministério da Cidadania nº 30/2019 - Estudos e Pesquisa em Avaliação de Políticas Sociais
Visa apoiar o desenvolvimento de pesquisas e estudos relacionados com ações, planos e programas sob responsabilidade do Ministério da Cidadania, a serem executados por pesquisadores vinculados a Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação (ICT).
Acesse.

Chamada CNPq/Ministério da Cidadania Nº 20/2019 - Desenvolvimento de Cursos de Capacitação para Agentes de Políticas Sociais
Seleção de propostas que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico do país.

Chamada CNPq/MCTIC Nº 31/2019 - Programa Arquipélago e Ilhas Oceânicas
Apoiar projetos de pesquisa científica, tecnológica e em inovação, multi e interdisciplinares e multi-institucionais, com incentivo à cooperação nacional e internacional, no âmbito do Programa Arquipélago e Ilhas Oceânicas, que visem contribuir significativamente para a produção científica brasileira de qualidade e para a geração de conhecimentos científicos, tecnológicos e em inovação.
Acesse.

Chamada CNPq/MCTIC Nº 18/2019 - Programa Sistema Nacional de Laboratórios em Nanotecnologias - SisNANO 2.0
Seleção dos laboratórios que integrarão a segunda fase do Programa Sistema Nacional de Laboratórios em Nanotecnologias (SisNANO), que tem como característica principal a disponibilização de infraestrutura laboratorial multiusuária e de acesso aberto a usuários públicos e privados para pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) em nanotecnologias.

Chamada CNPq/Instituto Carlos Chagas nº 15/2019
Apoiar atividades de Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (P,DT&I) nas áreas de Doenças Emergentes e Negligenciadas; Terapia Celular e; Desenvolvimento de Tecnologias Inovadoras para a Saúde, por meio do Programa de Excelência em Pesquisa.
Acesse.

Chamada CNPq/MCTIC N° 17/2019 - Síntese em Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos – SinBiose
Apoiar projetos de pesquisa voltados a estudar relações entre Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos, podendo incluir a dimensão do bem-estar humano, e que visem contribuir significativamente com a missão do Centro de Síntese em Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos - SinBiose.

Chamada CNPq Nº 19/2019 - Programa Editorial
Apoiar propostas que visem incentivar a editoração e publicação de periódicos científicos brasileiros de alta especialização em todas as áreas de conhecimento.

Chamada CNPq/MCTIC Nº 13/2019 - Olimpíadas Científicas
Apoiar projetos que visem contribuir para o desenvolvimento científico e tecnológico e de inovação no País, por meio da realização de Olimpíadas Cientificas de âmbito nacional ou internacional sediada no Brasil.

Chamada CNPq Nº 08/2019 - Bolsas no País e no Exterior
Apoiar projetos de pesquisa que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico e a inovação do País, por meio da concessão de bolsas no país e no exterior.
Acesse.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Ifes.

Assunto(s): fapes , editais de pesquisa , cnpq