Página inicial > Notícias > Estudantes do curso Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas participaram de palestra sobre Microsserviços

Publicado: Segunda, 21 de Outubro de 2019, 13h02 | Última atualização em Segunda, 21 de Outubro de 2019, 13h02

A palestra foi ministrada pelo arquiteto de Software da Empresa BASIS, Cédric Lamalle.

No dia 12 deste mês, o Campus Santa Teresa recebeu o arquiteto de Software da Empresa BASIS, Cédric Lamalle, para ministrar palestra sobre Microsserviços. Tendo como público alvo os estudantes do curso superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas - Tads, a palestra aconteceu no Auditório I, às 18h30min, e expôs uma abordagem de arquitetura para a criação de aplicações que funcionam independentemente de partes de uma aplicação.

Durante a apresentação para 40 estudantes do Tads, Cédric Lamalle exibiu ferramentas opensource fornecidas pela NETFLIX OSS - conjunto de frameworks e bibliotecas com o intuito de resolver problemas em sistemas distribuídos - que visam auxiliar no desenvolvimento de aplicações baseada na arquitetura citada, entre elas, Eureka e Hystrix, e destacou a importância de microsserviços - abordagem de arquitetura para a criação de aplicações, que diferentemente das abordagens tradicionais, decompõe a aplicação por serviços básicos, possibilitando que cada serviço seja criado e implantado de maneira independente.

No mesmo dia, às 14h, os estudantes Aristeu Nunes Carvalho, Maxsuel Storch Barboza Rodrigues, Breno Barbosa Vasconcelos, Tiago Boaventura Miranda e Olailson Waiandt participaram de um curso de capacitação ofertado pela empresa BASIS, que aconteceu em sua sede, para o desenvolvimento baseado em Spring Boot, ferramenta do Spring que garante a produtividade, qualidade e segurança nos projetos Backend. A capacitação contou com a presença dos professores do Campus David Paolini Develly e Anderson Coelho Weller.

O Ifes Campus Santa Teresa, em conjunto com a empresa BASIS, acredita que possibilitar experiência de cooperação é incentivar parcerias para o desenvolvimento do aprendizado, e estão implantando um laboratório de computação aplicada no Campus Santa Teresa, de caráter extensionista, objetivando difundir os conhecimentos de informática à comunidade regional.

Assunto(s): microsserviços , tecnologia , tads