Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Ifes estabelece novo processo para remoção interna
Início do conteúdo da página

Ifes estabelece novo processo para remoção interna

Publicado: Quarta, 17 de Junho de 2020, 13h22 | Última atualização em Quarta, 17 de Junho de 2020, 13h33

O novo fluxo, que acontece de forma contínua, traz transparência e agilidade para as remoções na instituição.

O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) lançou nesta terça-feira (16) o portal remocao.ifes.edu.br que apresenta à comunidade o novo processo de remoção interna, estabelecido pela Resolução do Conselho Superior nº 62/2019. O novo fluxo, que acontece de forma contínua, traz transparência e agilidade para o tratamento das intenções de remoção na instituição. Além disso, 100% dos cargos vagos passarão pelo processo de remoção antes de serem ocupados definitivamente.

A partir de agora, os servidores interessados em ser removidos para outra unidade da instituição devem registrar o interesse no SIGRH, sem a necessidade de editais específicos. Também não é necessário abrir processo ou mandar e-mails. Assim que tiverem cargos vagos disponíveis, a gestão dos campi e da Reitoria definirão os perfis interessados para ocupação e serão lançadas pequenas chamadas para as pessoas manifestarem seu interesse.

Para o reitor do Ifes, Jadir Pela, o principal objetivo dessa regulamentação foi reconhecer o desejo do servidor em se movimentar dentro da instituição. “Essa é uma pauta antiga que nos comprometemos e estamos tentando viabilizar o máximo possível essas movimentações, destinando todos os cargos vagos do Ifes a passarem por uma remoção interna antes de serem providos em definitivo”, afirmou.

Todos os dados registrados no sistema ficarão disponíveis em um painel público no novo portal. O site também traz diversos infográficos que explicam o processo (tipos de remoção, critérios, como é o processo seletivo para docentes e TAEs, fluxograma), tem um espaço para a publicação das chamadas publicadas pelo Ifes, uma lista de perguntas frequentes e um e-mail para contato.

O novo processo de remoção demandou ajustes no SIG e também a criação de um sistema próprio. "Tivemos o cuidado de parametrizar o sistema e o Portal em alinhamento perfeito com os termos da resolução. Está tudo explicado no site e a transparência do painel propiciará um maior controle social das remoções internas do Ifes”, afirmou o pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, Luciano Toledo.

A mudança no processo de remoção do Ifes é uma reivindicação antiga na instituição e esteve muito presente entre as pautas do projeto Reitoria Itinerante. O trabalho foi desenvolvido por uma comissão específica (designada pela Portaria nº 2265, de 15 de outubro de 2018). Depois de passar pela validação no Colégio de Dirigentes e aprovação no Conselho Superior, foi estruturado pela comissão designada pela portaria Portaria nº36, de 6 de janeiro de 2020.

Neste momento serão possíveis apenas permutas

O pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, Luciano Toledo, explicou que existe uma série de restrições orçamentárias que impedem as instituições federais de lançarem os seus concursos públicos nesse momento. De acordo com o gestor, ainda é necessário que seja aprovado um crédito suplementar pelo Congresso Nacional para que todo o orçamento de pessoal esteja disponível e as instituições tenham segurança de lançar concursos para provimento de cargos vagos.

Então, por enquanto, o Portal da Remoção ficará disponível para registro de interesses feitos no SIGRH e possibilitará apenas permutas (troca de servidores que possuem o mesmo cargo). “Esperamos que muito em breve consigamos abrir as primeiras chamadas com ofertas de cargos vagos para permutas e a pessoas poderão então manifestar interesse pelo SIGRH. Como a remoção só pode se consolidar depois que o servidor novo chegar à unidade para ocupar a vaga do servidor que quer se movimentar, a espera seria muito longa, o que poderia gerar insatisfação e frustração nos servidores. Por isso, decidimos esperar”, afirmou.

Como funciona a permuta de servidores?

A permuta será possível quando dois servidores verificam no painel de vagas que há registro de servidores do mesmo cargo para os campi envolvidos. Caso isso aconteça, os servidores deverão informar aos diretores dos campi, que por sua vez, se estiverem de acordo, enviarão a solicitação de permuta à Diretoria de Gestão de Pessoas da Reitoria.

Cabe destacar que, quando houver perfis compatíveis (mesmo cargo/perfil), será feita uma comunicação a todos os servidores dos campi envolvidos, estabelecendo-se um prazo de 30 dias para manifestação de outros servidores, também compatíveis, interessados. Havendo a manifestação de mais de um servidor dos campi envolvidos pleiteando a mesma permuta, estes serão submetidos a processo seletivo.

Acesse o Portal da Nova Remoção do Ifes.

Fonte: ifes.edu.br

registrado em:
Assunto(s): remoção , portal , site , nova
Fim do conteúdo da página