Página inicial > Notícias > CNPq recebe submissões para Bolsas de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora

Publicado: Quarta, 24 de Junho de 2020, 16h13 | Última atualização em Quarta, 24 de Junho de 2020, 16h13

Palestra promovida pelo Ifes esclarece principais pontos do edital.

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) lançou nova chamada para Bolsas de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora, conhecidas como Bolsas DT. Para esclarecer os principais pontos do edital e responder sobre as dúvidas dos interessados, o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) realizará uma palestra online na próxima terça-feira (30/06), às 18h30. A data limite para submissão das propostas no edital CNPq é 31 de julho.

O diretor de Pesquisa do Ifes, Sávio Berilli, que fará a apresentação, explica que é muito importante que os pesquisadores doutores ou que tenham experiência de, pelo menos, cinco anos em atividades de desenvolvimento tecnológico, extensão inovadora ou transferência de tecnologia participem do edital. “Atualmente temos apenas 7 pesquisadores de produtividade no Ifes. Aumentar esse quadro é muito importante para a elevação dos níveis dos programas de pós-graduação do Ifes perante a Capes, assim como para os programas de bolsas de iniciação científica”, afirmou.

As bolsas DT visam valorizar pesquisadores que possuam clara participação em atividades de desenvolvimento tecnológico e extensão inovadora, associadas a uma prática regular e adequada de publicação científica dos resultados de seus trabalhos. É necessário, ainda, que atuem em áreas temáticas coerentes com a sua produção. As áreas tecnológicas abordadas na chamada são: Tecnologias Médicas e da Saúde, Tecnologias Agrárias, Biotecnologia, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Tecnologias Sociais e Educacionais, Tecnologias Digitais, Tecnologias de Materiais, Tecnologias de Produção Industrial e de Serviços e Energia.

Para estar apto a receber Bolsa DT na categoria 2, o pesquisador deverá possuir, no mínimo, três anos de doutorado completos até dezembro de 2020 ou experiência de, pelo menos, cinco anos em atividades de desenvolvimento tecnológico, extensão inovadora ou transferência de tecnologia. A categoria 1 inclui pesquisadores com, no mínimo, oito anos de doutorado completos até dezembro de 2020 ou experiência de, pelo menos, dez anos em atividades de desenvolvimento tecnológico, extensão inovadora ou transferência de tecnologia. O tempo de experiência será contado a partir da data de conclusão do curso superior.

Acesse o edital.

Palestra Online
30 de junho, às 18h30
O link da sala será divulgado em breve.

Fonte: ifes.eu.br

Assunto(s): cnpq , pesquisadores , bolsas