Página inicial > Notícias > Formação vai debater Educação Profissional Técnica integrada ao Ensino Médio no Ifes

Publicado: Terça, 06 de Julho de 2021, 15h07 | Última atualização em Terça, 06 de Julho de 2021, 15h07

A Pró-reitoria de Ensino do Ifes (Proen) organiza a formação "Educação Profissional Técnica integrada ao Ensino Médio: textos e contextos". A iniciativa prevê a realização de eventos on-line, curso MOOC, workdays, além de workshops nos campi. A formação será constituída por eixos temáticos e acontecerá de 19 de julho a 30 de outubro de 2021.

A atividade visa fomentar o debate e o diálogo junto à equipe de profissionais da instituição sobre os instrumentos legais que regem a oferta da Educação Profissional Técnica de Nível Médio com foco na forma articulada integrada. Ao final da formação, o objetivo é traçar as metas do Instituto para esse tipo de oferta pela via da consolidação das Diretrizes Institucionais da Educação Profissional integrada ao Ensino Médio em uma minuta de documento, que será enviada às instâncias deliberativas do Ifes para apreciação e votação.

A formação tem como público-alvo servidores do Ifes que tenham atuação direta na oferta de cursos técnicos integrados ao ensino médio da instituição, como docentes e técnicos administrativos que atuam nesta forma de oferta como regentes de classe, pedagogos, técnicos em assuntos educacionais, coordenadores de curso e equipe de assistência estudantil. As atividades ocorrerão na forma de capacitação em serviço e com certificação dos servidores participantes. A cada etapa, será disponibilizado link para inscrição por meio de formulário eletrônico.

De acordo com a diretora de Ensino Técnico do Ifes, Sanandreia Torezani Perinni, os encontros abordarão as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional e Tecnológica e para o Ensino Médio, a Base Nacional Comum Curricular na Etapa do Ensino Médio, as Diretrizes para a Educação Profissional integrada ao ensino médio e outras legislações que envolvem a temática. “Também iremos debater os contextos do Ifes e suas demandas para a manutenção e o fortalecimento desta forma de oferta, considerando o atual cenário relacionado ao Ensino Médio e à Educação Profissional de nível médio”, complementa.

Para atender à necessidade de alcançar todos os campi, a formação será ofertada à distância, em ambiente virtual de aprendizagem, com encontros on-line. As atividades acontecerão em quatro etapas: evento disparador da temática; curso MOOC com a base legal da temática; wordays institucionais; e workshops nos campi. Os encontros nos campi consistirão em oficinas com a finalidade de análise e proposição colaborativa para a minuta das Diretrizes Institucionais para oferta de cursos técnicos integrados ao ensino médio a partir das orientações e do documento apresentado pela Comissão Central e dos debates ocorridos na formação.

Confira a programação completa da formação "Educação Profissional Técnica integrada ao Ensino Médio: textos e contextos":

19 de julho de 2021 - Canal do Ifes no Youtube
9h - Evento de abertura: As Diretrizes dos cursos técnicos integrados no Ifes: caminhos em construção
Com Adriana Pionttkovky Barcellos, Pró-reitora de Ensino do Ifes

10h às 11h30 – A educação profissional técnica: aspectos históricos, sociais e impactos locais.
Com Jadir José Pela, Reitor do Ifes

21 de julho de 2021 - Canal do Ifes no Youtube
13h às 15h – Mesa-redonda: As Diretrizes da EPTT , as Diretrizes do Ensino Médio e a BNCC: textos e contextos
Com Édson Gonzague Brito da Silva e Adilson Cesar Araujo e mediação de Larissy Alves Cotonhoto

30 de julho de 2021 - Canal do Ifes no Youtube
9h - Workday: A Educação profissional integrada ao ensino médio no Ifes: aspectos legais e vivências
Com Lauro Chagas e Sá

Agosto de 2021
Abertura do Curso MOOC: Compreendo a Educação Profissional Técnica Integrada ao Ensino Médio: textos e contextos, no Canal do Cefor no Youtube
Com Larissy Alves Cotonhoto e Sanandreia Torezani Perinni

Agosto de 2021
Palestra: O currículo integrado, a BNCC e a formação docente contínua

Agosto de 2021
Workday: Diretrizes Indutoras do Conif, a participação da Rede na construção das Diretrizes nacionais EPT.

Agosto de 2021
Workday: O que a rede IF tem vivido para a construção das Diretrizes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio

Agosto de 2021
Workday: Em diálogo a Minuta das Diretrizes para oferta de cursos técnicos integrados ao Ensino Médio do Ifes e seus desdobramentos