Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > 19 de outubro: Dia do Profissional da Informática
Início do conteúdo da página

19 de outubro: Dia do Profissional da Informática

Publicado: Quarta, 19 de Outubro de 2022, 08h41 | Última atualização em Quarta, 19 de Outubro de 2022, 08h44
19 de outubro: Dia do Profissional da Informática
 
O Dia do Profissional da Informática, que serve como “guarda-chuva” para as homenagens a todos aqueles que se enquadram na categoria, é comemorado hoje, 19 de outubro.
 
A data não é registrada oficialmente, por isso não há uma explicação para que o dia de 19 de outubro tenha sido escolhido para homenagear os profissionais de Tecnologia da Informação (TI). Coincidência ou não, na mesma data é celebrado o Dia Nacional da Inovação, uma homenagem ao brasileiro Alberto Santos Dumont, mas que também condiz com as contribuições dadas pelos profissionais de TI. 
 
Do surgimento da informática até os dias de hoje, essa área se consolidou como essencial para a realização de diversos processos, que incluem o processamento, armazenamento, envio e produção de informações. Com isso, o profissional de TI se tornou indispensável para as instituições do Poder Público e empresas privadas de todos os setores. 
 
O que faz um técnico em Informática? Dentre os profissionais da área de TI, o técnico em Informática é o que atua mais próximo dos usuários comuns. Ele é responsável por prestar atividades de apoio na instalação de softwares e hardwares, correção de erros, manutenção e montagem de computadores. O profissional pode ainda desenvolver funções ligadas à instalação e reparo de redes de computadores, banco de dados e desenvolvimento de aplicativos para desktop e web. 
 
O campus Santa Teresa oferece o curso técnico em Informática para Internet de forma integrada ao ensino médio, com 40 vagas anuais e entrada através do processo seletivo geral do Instituto Federal do Espírito Santo.
 
Para marcar a passagem do momento, será realizada uma palestra, no dia 20/10,​ com a professora Mariella Berger Andrade, que versará sobre o tema "A atuação do técnico em informática".
 
Serviço:
Palestrante: Mariella Berger Andrade.
Data e hora: 20/10/22, às 15h50.
Local: Auditório II.
registrado em:
Fim do conteúdo da página