Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > 20 de novembro – Dia da Consciência Negra
Início do conteúdo da página

20 de novembro – Dia da Consciência Negra

Publicado: Segunda, 21 de Novembro de 2022, 14h10 | Última atualização em Segunda, 21 de Novembro de 2022, 14h10

Comemoramos nesse domingo, 20 de novembro, o Dia Nacional da Consciência Negra. A data foi instituída pela Lei Federal nº 12.519/2011 e faz referência à morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares (localizado entre Alagoas e Pernambuco), morto por bandeirantes, em 1695. 

O Dia Nacional da Consciência Negra tem por finalidade, relembrar às pessoas a luta e a resistência,  dos negros desde o período colonial. Ao longo de quatro séculos milhões de africanos foram trazidos para o Brasil para trabalhar como escravos nas lavouras de cana-de-açúcar, café e mineração ou executando serviços domésticos, sem quaisquer direitos como educação, saúde, moradia e assistência social que os reconhecesse como cidadãos plenos.

Mesmo com a aprovação da Lei Áurea em 13 de maio de 1888, tornando ilegal a escravidão e abolindo-a, muitos negros continuaram escravizados no Brasil. A República que nasceu em 1889 não criou condições para inserção cidadã de expressiva parcela dessa população, agravando a situação social de milhões de homens e mulheres. Na década de 1970, as reivindicações ganharam mais força com o desenvolvimento de ações por meio de ativistas do Movimento Negro, lutando contra o racismo e em favor de direitos para a população negra.

Núcleo Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI) – Campus Santa Teresa

registrado em:
Fim do conteúdo da página