Página inicial > Notícias > NOTA OFICIAL

NOTA OFICIAL

Publicado: Quinta, 04 de Maio de 2023, 16h51 | Última atualização em Sexta, 05 de Maio de 2023, 14h15

Em tempos em que a sociedade brasileira tem enfrentando inúmeros ataques às escolas, fomentados por intolerâncias e discursos de ódio, o debate sobre a diversidade não é uma opção, é uma necessidade. O espaço escolar é um ambiente que necessita da pluralidade de ideias, sobretudo para a promoção do respeito, em especial no que refere às diversas formas de ser e existir. Diversidade, inclusão e respeito são preceitos fundamentais defendidos pela nossa instituição que preza por uma educação pública, gratuita, inclusiva e de qualidade.

Dito isso, por meio desta nota, o Ifes Campus Santa Teresa posiciona-se publicamente contrário à ataques que veiculam inverdades e ferem a imagem das Instituições. Ataques esses que vêm daqueles que deveriam prezar por um debate político baseado na racionalidade e ética, que fomentasse o combate às injustiças sociais e às diferentes formas de opressão que se materializam em diversas formas de violências.

Para trabalhar esta temática, o Ifes Campus Santa Teresa, por meio da Portaria nº 108/2022 e suas alterações, criou o NEPGENS (Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidade), que conta com membros das comunidades interna e externa. Sua existência baseia-se nas concepções político-pedagógicas do Projeto Pedagógico Institucional (PPI), que faz parte do Plano de Desenvolvimento Institucional do Ifes, instituído pela Resolução do Conselho Superior 48/2019 (PDI).

As ações do NEPGENS fundamentam-se em legislações, a saber: Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei n° 9.394/1996); Plano Nacional de Educação (Lei n° 13.005/2014); Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (Modificada pela Resolução n° 3/ 2018) com atenção ao Art. 27, inciso XV: promoção dos direitos humanos mediante a discussão de temas relativos a raça e etnia, religião, gênero, identidade de gênero e orientação sexual, pessoas com deficiência, entre outros, bem como práticas que contribuam para a igualdade e para o enfrentamento de preconceitos, discriminação e violência sob todas as formas.

Entre as diversas ações de extensão, o Núcleo, em parceria com o Curso Técnico em Agroecologia, promoveu no dia 24/04/2023 a palestra "Os desafios da população LGBTQIAP+ na atualidade", proferida pela palestrante Deborah Sabará, que há anos tem lutado pelos direitos dessa população e que é referência no Estado e no Brasil sobre esse debate.

Na palestra, Deborah Sabará proporcionou uma reflexão entre os presentes sobre a necessidade de construir uma sociedade igualitária e mais justa, em que nenhum grupo tenha seus direitos violados sob qualquer justificativa.

Essa é apenas uma das várias atividades que o NEPGENS tem promovido visando à formação de cidadãs e cidadãos conscientes do seu papel na sociedade. Agradecemos o apoio da comunidade escolar, que entendeu e participou da atividade, e, em especial, a ilustre e fundamental presença de Deborah Sabará em nossa escola com sua marcante e profunda palestra.