Página inicial > Notícias > Projetos disciplina Grandes Culturas I - Curso Agronomia Ifes Campus Santa Teresa

Publicado: Terça, 20 de Junho de 2023, 09h30 | Última atualização em Terça, 20 de Junho de 2023, 09h30

O feijão comum, a soja, o milho e o arroz formam um conjunto de culturas estudadas na disciplina de grandes culturas I do curso de bacharelado em Agronomia do Ifes - Campus Santa Teresa. Seguindo as diretrizes de um processo de ensino – aprendizado alicerçado na busca de autonomia profissional, procura-se trabalhar a disciplina com foco na realização da experimentação e da vivência de situações reais. Nesta ótica, por meio de uma parceria entre o campus Santa Teresa e a empresa de fertilizantes organominerais NATUFÉRTIL, os estudantes da disciplina estão desenvolvendo quatro projetos de pesquisa. Através deste convênio estão sendo avaliados aspectos fitotécnicos das culturas relacionadas frente a utilização de fertilizantes organominerais. São projetos desenvolvidos por equipes, às quais cabe todo o protagonismo, desde a elaboração do projeto até sua total execução, sendo que as respectivas culturas estão sob a responsabilidade das seguintes equipes:

Cultura de feijão comum - Fabiano Schulz Lauvers, Marcus Vinicius Sossai Berger, Advaldo Graciano Pinheiro de Souza, Jackson Júnior Klein, Maria Eduarda Dutra Coutinho.

Cultura de soja - Raiany Pereira Rizzi, Nicoly Stuhr Ohnezorge, Eriele Westfal, Cassiele Moreira de Oliveira e Thiago Gratz Spinassé.

Cultura de milho - André Moreira Bolzonello, Artur Oliveira Souza, Paulo Ricardo Colle Fragoso, Lhais Karla Alves Constantino e Thainá Andrade Baptista. Cultura de arroz de terras altas - Oriana Carla Tomazelli, Natália Mulinari Lacerda, Brunella Neumeg Sperandio e Mateus Krause Gering.

Apesar da designação das culturas por equipes, cabe salientar que o processo de condução dos trabalhos oportuniza a interação e troca de informações e conhecimentos entre estudantes de equipes distintas, em questões relacionadas a todas as culturas exploradas, o que possibilita a todos, a reunião de informações na construção de um aprendizado coletivo e não fragmentado.