Página inicial > Notícias > Edital de Seleção de Estudantes para os Programas Pibic/Pivic; Pibiti/Piviti & Pibic-Jr / Pivic-Jr de fomento à pesquisa

Publicado: Quarta, 28 de Junho de 2023, 13h57 | Última atualização em Quarta, 28 de Junho de 2023, 13h57
A Diretoria de Pesquisa, Pós graduação e Extensão (DPPGE) juntamente com a Coordenadoria de Pesquisa gostaria de convidá-los a participar do Edital da Reitoria 12/2023 -Picti para Seleção de Estudantes para os Programas Pibic/Pivic; Pibiti/Piviti & Pibic-Jr / Pivic-Jr, conforme consta em https://prppg.ifes.edu.br/editais. Na oportunidade, informa-se ainda sobre a necessidade de inscrição nesse edital para participação dos programas de fomento à pesquisa oferecidos pelo IFES (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo). Sendo assim, seguem os quatros passos para realizar a inscrição:

Etapa 1: Cadastro na plataforma CVLattes
O primeiro passo é realizar o cadastro na plataforma CVLattes, que é um currículo acadêmico utilizado para o registro de informações sobre a formação e produção científica. Caso ainda não possuam um cadastro, acessem o seguinte link: [inserir link para a plataforma CVLattes]. O cadastro é rápido e simples de ser feito, e é fundamental para o registro de suas informações acadêmicas.

Etapa 2: Cadastro no SIGPESQ
Após realizar o cadastro na plataforma CVLattes, é necessário criar uma conta no SIGPESQ, nosso sistema online que centraliza as informações dos projetos de pesquisa e das bolsas disponíveis. Para isso, acessem o seguinte link: [inserir link para o SIGPESQ]. O cadastro no SIGPESQ é essencial para darmos início ao processo de seleção.
Veja o vídeo referente as próximas etapas do processo: https://www.youtube.com/watch?v=hkb_ihPzAb4

Etapa 3: Vinculação do cadastro à bolsa pleiteada
Após realizar o cadastro no SIGPESQ, é necessário vincular o seu perfil à bolsa que você deseja pleitear. No sistema, você encontrará a lista de bolsas disponíveis, cada uma com suas especificações e requisitos. Analise atentamente as opções e escolha aquela que melhor se adequa aos seus interesses e habilidades. Feita a escolha, siga as instruções no SIGPESQ para vincular o seu cadastro à bolsa selecionada. Observe que as bolsas para Pibic/Pivic; Pibiti/Piviti  são destinadas ao ensino superior e Pibic-Jr / Pivic-Jr destinadas ao ensino médio técnico profissionalizante do IFES.

Etapa 4: Entrevista com o orientador do projeto (a ser realizada no campus)
Após realizar a vinculação, a última etapa consiste em participar de uma entrevista com o orientador do projeto. Essa etapa ocorrerá presencialmente em nosso campus e tem como objetivo discutir suas motivações, expectativas e afinidades em relação ao projeto de pesquisa. Ela é fundamental para a seleção dos candidatos, então estejam preparados para apresentar suas ideias e demonstrar seu interesse pela área de pesquisa.

Nós membros da DPPGE ressaltamos a importância de completar todas as etapas do processo de inscrição para garantir sua participação nos programas de fomento à pesquisa. Lembramos também que esses programas representam uma excelente oportunidade para aprimorar seus conhecimentos, desenvolver habilidades e contribuir para a produção científica de nossa instituição.

Caso surjam dúvidas ao longo do processo, vocês podem entrar em contato com a coordenação de pesquisa do IFES pelo email cope.st@ifes.edu.br, que estará disponível para auxiliá-los.

Agradecemos desde já o interesse de vocês em participar dos programas de fomento à pesquisa do IFES. Esperamos contar com sua inscrição e participação nessa jornada de descobertas e aprendizado.